Em nossa Primeira Edição, o júri será composto por personalidades da dança de renome mundial.
Agradecemos do fundo do coração por doarem o seu tempo à nossa competição e estamos ansiosos por recebê-los em Portugal.
Quem é quem...
Oleksi Bessmertni
Director Artistic Kiev State Ballet College of Ukraine / Director International Dance Festival TANZOLYMP
Mr. Bessmertni não só apresenta uma notável formação internacional como intérprete de dança, mas também um papel crescente e distinto como diretor artístico, professor e coreógrafo de um vasto repertório de ballet clássico e moderno. O seu trabalho recente em coaching de ballet para o Staatsballett Berlin, State Opera Prague, Belgrade National Theatre, Tokyo City Ballet e Ballet de São Vicente, Brasil demonstra o compromisso de vida de Mr. Bessmertni com a arte da dança.
Desde os seus primeiros anos como aluno da Escola Estatal de Ballet de Odessa e da Academia Estatal de Música e Dança de Kishinev, Moldávia, Mr. Bessmertni revelou um talento único, que rapidamente o levou a papéis de solista em algumas das companhias de dança mais conceituadas do mundo, incluindo a Staatsoper Unter den Linden, em Berlim, Brighton Ballet Company, em Brooklyn Nova Iorque, Bavarian State Ballet, em Munique, State Theater Karlsruhe, Ballet Nacional Húngaro, em Budapeste, Teatro Estatal Nacional de Música e Dança, em Miskolc, e o Ballet da Ópera de Odessa, Ucrânia.
Sempre empenhado em enriquecer a forma artística da dança, Mr. Bessmertni tem-se envolvido recentemente como diretor artístico da competição de dança Premio Roma na Accademia Nazionale di Danza, em Roma, Itália; e como membro do júri no Brasil, no festival de Dança de Joinville, bem como em competições internacionais de ballet em Boston, Nova Iorque, Moscovo, Japão, Coreia, Chipre e São Petersburgo. Também ofereceu o seu talento como coreógrafo do ballet completo “Urashima Taroh” com o Toyota City Ballet, em Nagoya e Toyota City, Japão (2008-2010). Um dos maiores sucessos de Mr. Bessmertni foi a criação do Festival Internacional de Dança TANZOLYMP, realizado anualmente em Berlim desde 2004. O festival, único no seu género, reúne jovens dançarinos de escolas profissionais e privadas de todo o mundo para representarem os seus países e culturas em categorias como dança clássica, moderna, folclórica, jazz e pop. O sucesso de Mr. Bessmertni em produzir o TANZOLYMP como um dos maiores festivais juvenis de dança do mundo reflete-se na crescente reputação do evento, que passou de 380 participantes em 2004 para mais de 20.000 participantes entre 2005 e 2023, vindos de mais de 60 países. O TANZOLYMP 2023 voltou a destacar a capacidade artística e de gestão de Mr. Bessmertni em promover a dança como uma forma de arte global, fomentando a compreensão internacional e celebrando a juventude mundial.
Rosanna Brocanello
Directora do Opus Ballet Center e Directora Artística da Opus Ballet Company
Natural de Génova, formou-se na escola de dança de Giannina Censi, uma conhecida bailarina de danças futuristas, ela continuou os seus estudos com Rossella Hightower, M. Miskovitch Victor Rona, completando a sua formação clássica com Riccardo Nunez.
Aprendeu a técnica Graham com Elsa Piperno e Joseph Fontano. Ela estreou no Festival Internacional de Nervi com o London Festival Ballet com The Nutcracker. Dança com a Off Jazz Dance Company, em França, sob a direção de Gianin Loringett e novamente com a Louis Falco Dance Company de Nova Iorque. Trabalhou com coreógrafos como Matt Mat e Peter Goss, e em Paris com Kim Kam (técnica Limon), colaborou também na coreografia do musical comédia “Musical” com o grupo do Teatro Stabile di Genova dirigido por Gian Maria Volonté.Na década de 80 mudou-se para Florença onde fundou e dirigiu a companhia Hot Jazz Dança que mais tarde se tornou Opus Ballet, desenvolvendo uma nova linguagem coreográfica, a resultado de uma profunda investigação no âmbito da dança moderna e contemporânea. Colaborou com o baterista dos Police, Stewart Copeland, pela criação do bailado “O grande amigo Meaulnes”. Lecionou e dirigiu os cursos modernos da escola Florence Dance Center de Marga Nativo e Keith Ferrone em Florença. Em 1999 fundou a associação cultural Opus Ballet e é ainda diretora artística da COB Compagnia Opus Ballet. De 2000 a 2004 codirigiu a Associazione Danza/scuola Toscana, sede da Scuola del Balletto di Toscana dirigida por Cristina Bozzolini. Desde 2004, com Daniel Tinazzi, codirige o Centro Internazionale Danza e Spettacolo OPUS BALLET em Florença. Desde 2005 que ministra cursos de dança moderna e contemporânea no In Pulso Centro Ballet em S. Paulo do Brasil, no Jazzy Center em Lisboa, no Studio Harmonic em Paris, na New World School of the Arts em Miami e também na Instituto das Artes de Barcelona, em Bergen, na Noruega, no Centro Nacional para a cultura e as artes na Jordânia e no Panamá na Steps School por ocasião do Festival Prisma. É convidada como membro do júri em concursos coreográficos internacionais concursos e realiza regularmente cursos para professores em Itália e no estrangeiro.
Abby Silva Gavezzoli
Cresceu em Nova Orleães, Louisiana USA, onde começou a estudar dança como criança. Imediatamente após o liceu, mudou-se para a cidade de Nova Iorque para estudar em Marymount. Manhattan College, onde se formou e concluiu o seu bacharelato em Belas Artes em dança e atuando. Foi aqui que começou a sua relação com Parsons Dance. Durante os seus muitos anos na empresa, Abby viajou pelo mundo atuando e ensinando. Ela tem colaborou com o Sr. Parsons em vários projetos, como o Aida de Verdi na histórica Arena de Verona. Outros projetos notáveis como primeira bailarina em Remember Me que foi filmado e transmitido pela PBS na América. Após o nascimento do seu primeiro filho, Abby deixou de viajar e voltou-se para na Metropolitan Opera de Nova Iorque, onde dançou para Rigoletto dirigido por Michael Mayer, Two Boys com música de Nico Muhly e coreografia de Hofesh Shechter. No Metropolitana ela também dançou em Turandot, Aida, Les Contes d’Hoffman, Parsifal e Don João. Ao longo da sua carreira, Abby tem aparecido em diversas revistas especializadas. Ela foi capa da Dancer Magazine e foi nomeado “One to Watch” na Dance Magazine. Colaborou como modelo para a revista O e para o álbum de fotografias de Jordan Matter “Dancers Among Nós". Foi professora convidada do Programa Internacional de Dança do Japão, lecionando em Tóquio Dança e Atores e Escola de Música e Dança de Osaka. Após o nascimento do segundo filho Abby e a sua família mudaram-se para Itália, mas permaneceram ligadas às suas raízes com a Parsons Dance. Em nos últimos anos, Abby ensinou e atuou por toda a Itália e na Europa. Ela tem colaborou com a Fini Dance NYC e Fini Dance Italy, ensinando performance e como assistente coreógrafo de Antonio Fini para o Ballet Nacional do Kosovo. Ela tornou-se uma embaixador da Joffrey International School na cidade de Nova Iorque, recrutando bailarinos de por toda a Europa e ministrando master classes. O seu desejo é continuar a expressar a sua arte e para partilhar a sua vasta experiência com bailarinos talentosos e dispostos em todo o mundo.
Stefano Fardelli
Director Artístico da EurAsia Dance Project International Network
Natural de Itália, é bailarino, coreógrafo, professor e fundador da EurAsia Dance com mais de 25 instituições parceiras em todos os cinco continentes, como o Studio Wayne McGregor de Londres e muitas outras. Desde 2020 é chefe da organização do departamento contemporâneo da DanceHaus-Accademia Susanna Beltrami de Milão, Itália. Em 2004, depois de se ter licenciado em técnicas de dança no programa profissional dirigido por Susanna Beltrami, prosseguiu os seus estudos noutros centros coreográficos da Europa. Entre as suas colaborações internacionais contam-se a Ópera de Berlim, BBC, Royal Finland Opera, Les Gens d'Uterpan, English National Opera, Cie Twain, DV8 Physical Theatre, Choreographic Centre of Luxembourg etc. As suas produções, em digressão internacional, são apoiadas pela DanceHausPiu ́ que é apoiada pelo Ministério da Cultura italiano, e pelas Embaixadas Italianas, Consulados Gerais de Itália, Institutos Culturais Italianos e por todos os Parceiros da EurAsia. Em 2010 trabalhou para o realizador de Hollywood Mike Figgis. Em 2014 estreou-se no cinema entre os protagonistas de L' Estate Sta Finendo de Stefano Tummolini. Protagonista de curtas e médias-metragens em Itália e no Reino Unido. Trabalha como modelo em Itália, Inglaterra e como bailarino para televisão internacional, publicidade e videoclips.Desde 2015 é professor e coreógrafo convidado na Universidade de Artes, academias profissionais, companhias, teatros, festivais, programas de pós-graduação em todos os cinco continentes, incluindo The Place of London no Reino Unido, University of Arts ISI de Denpasar na Indonésia e muitos outros. . Em 2014 convidado na Rai 1, ao vivo mundialmente, para o Gibileo Della Famiglia, na presença do Papa. Selecionado em 2010 pelo Ministério da Juventude entre os talentos italianos que representarão a Itália no mundo. Selecionado em 2023 pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros como candidato a diretor de “fama clara” do Instituto Cultural Italiano de Deli, Índia.
Stefania Petry
- Formou-se Técnica em Dança - Artista de Ballet pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
- Dançou no Teatro Bolshoi de Moscou e Ravello na Itália, além de dançar na turnê brasileira do Ballet Scala de Milão.
- Integrou a Cisne Negro Cia. de Dança na temporada de O Quebra Nozes.
- Convidada a estagiar na Cia. Deborah Colker.
- Bailarina da Cia. In-Pulso de Dança.
- Membro do Conselho Internacional da Dança - Unesco
- Dirige a Mostra Dança Produções.
- Criou a Extensão Universitária do Método Vaganova - único curso do método reconhecido pelo MEC e chancelado pela Faculdade FEXDigital